Momento histórico para o Turismo. Pela primeira vez, a Goiás Turismo é recebida Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), para elaboração de um trabalho conjunto. O presidente Fabrício Amaral e equipe se reuniram, na última quinta-feira, dia 25, com representantes da agência no Brasil, no escritório em Brasília.
O Governo de Goiás, por meio da Autarquia, vai assinar, em breve, um termo de cooperação técnica internacional para fomentar o turismo nas cidades históricas e patrimônios mundiais do Estado. Um dos projetos em destaque é o Caminho de Cora Coralina, uma trilha de 300 quilômetros que liga oito cidades turísticas goianas e oito povoados. Pelo Caminho, o turista vivencia poesia, aventura, fé e natureza.
No início deste mês, uma comitiva da Unesco esteve na cidade de Goiás para conhecer os pontos turísticos, a Cultura e a História local, e desenvolver projetos em parceria com o Governo de Goiás. O Turismo e a Cultura estão entre as ações previstas, como estímulo à cadeia produtiva de Economia Criativa. A intenção é trabalhar no desenvolvimento de roteiro que envolva a Gastronomia e o legado de Cora Coralina.
A Unesco é uma agência da ONU que atua em conjunto com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para auxiliar na formulação de políticas públicas em várias áreas.
No último mês de março, o governador Ronaldo Caiado e a primeira dama, Gracinha Caiado, visitaram a sede da Unesco em Brasília e articularam a parceria com as Nações Unidas. Na oportunidade, Ronaldo Caiado destacou a necessidade de se buscar alternativas para revitalizar cidades históricas, como Corumbá e a própria Cidade de Goiás. – Assessoria de Imprensa Goiás Turismo