O deputado Diego Sorgatto (PSDB) está propondo o Projeto de Lei nº 1641/19 que determina a implantação de um programa que trate a depressão infantil e na adolescência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás.
De acordo com o texto, o atendimento psicológico deverá observar, analisar e entender as causas e os sintomas relacionados à depressão, com o objetivo de identificar o tratamento indicado para cada caso. O projeto foi encaminhado à Secretaria de Apoio Legislativo.
O projeto destaca que a depressão é uma doença grave e se não for tratada adequadamente, interfere no dia a dia das pessoas e compromete a qualidade de vida. Sorgatto lembra que, nos adultos, a depressão é mais fácil de ser diagnosticada: “Eles se queixam e, mesmo que não o façam, suas atitudes revelam que não se sentem bem e a família percebe que algo de errado está acontecendo.”
Já com a as crianças e os adolescentes, é diferente, porque elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. “Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e a comunidade dificilmente compreende que é necessária ajudar aquela criança ou adolescente’’. – ALEGO