O comerciante Chaguinha da Farmácia acredita na necessidade de ações que possam ajudar a população idosa a ter melhor qualidade de vida. Além das práticas esportivas, Chaguinha acha importante as unidades de saúde do município terem em seus quadros médicos geriátras.
“São especialistas que entendem tudo dos nossos idosos”, lembra o empresário da Etapa A e pioneiro da cidade.
Chaguinha conta que a geriatria é uma especialidade médica voltada para a prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação dos problemas relacionados ao envelhecimento das pessoas.
“O geriatra se prepara para lidar com a complexidade dos problemas médicos peculiares a essa fase da vida e, entre os principais objetivos dessa área médica estão a preservação e a recuperação da independência e da autonomia funcional ao máximo da capacidade das pessoas idosas”, destaca Francisco das Chagas.
Ele justifica a necessidade dos geriatras, uma vez que a expectativa de vida da população mundial e brasileira tem aumentado. “É cada vez mais importante que os idosos, mesmo aqueles em perfeito estado de saúde, sejam acompanhados de perto por estes especialistas, de modo a envelhecer com maior segurança, saúde e qualidade de vida.”