O Cineteatro São Joaquim, na cidade de Goiás, unidade da Secretaria de Cultura, recebe neste domingo, dia 31, o espetáculo Cora Coralinha, da Cia. de Teatro Sala 3. A peça será apresentada às 17 horas, e tem entrada gratuita. A produção é um dos projetos contemplados pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismo do governo, gerenciado pela Secretaria de Cultura.
Na montagem, a Cia de Teatro Sala 3, coloca em cena partes de um todo de Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que foi uma poetisa e contista brasileira que escreveu obras que atingiram níveis de qualidade literária jamais alcançada até agora por nenhum outro poeta do Centro-Oeste brasileiro. Os elementos folclóricos que faziam parte do cotidiano de Ana serviram de inspiração para a peça, que por meio de três obras infantis: Meninos Verdes, A moeda de ouro que o pato engoliu, As cocadas e outras poesias da autora edificaram uma linguagem cênica onde a poesia goiana, a dança, o teatro de bonecos, o folclore e o teatro de rua se tornam herança ou ate mesmo uma influência artística para resgatar o universo lúdico infantil.
O espetáculo traz a simplicidade poética das obras de Cora que também era Aninha e que numa representação torna-se nesta produção Cora Coralinha, a poetisa menina que encanta com suas palavras uma trupe de atores desencantados com a realidade dura e fria das caminhadas da vida. O encontro é mágico, ela vem não se sabe de onde, aparece não se sabe como, dizendo-se perdida, toca os artistas com suas historias e eles resolvem ajudá-la a chegar até a casa da ponte. É no desenrolar desta aventura de volta para a casa que toda a sabedoria de Aninha (Cora Coralina) é mostrada através de trechos de poesias e contos infantis da autora que são costurada em retalhos numa dramaturgia irreverente e engraçada.
A Cia de Teatro Sala 3 é conhecida nacionalmente por seus diversos espetáculos teatrais. Durante sua trajetória, que em 2019, completa 17 anos de carreira, mais de 100 artistas, entre músicos, atores, bailarinos, artistas plásticos, escritores e amantes da arte em geral passaram pelo grupo. Atualmente, a companhia conta com 30 integrantes fixos.