O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) inicia 2019 reativando a produção de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos na unidade que realiza atendimentos e dispensação de medicamentos para seus pacientes. São cultivadas mais de 35 espécies de plantas no horto medicinal do Cremic.
O diretor Heyler Leão diz que essas plantas já estão sendo colhidas e passarão pelo processamento na farmácia, que permitirá o uso medicinal para o tratamento de doenças como gastrite e depressão. Na unidade, já são produzidos medicamentos líquidos e, para 2019, o Cremic inovará com a produção de pomadas e cápsulas fitoterápicas e homeopáticas.
O cultivo do acervo das plantas permitirá a produção de 300 medicamentos e ainda a redução nos custos da fabricação, uma vez que, não será necessária a aquisição da matéria prima para a produção desses medicamentos, explica Heyler.
“O aumento no número de plantas que estão em nosso horto só traz benefícios. Pois, além de reduzir gastos com a compra de matéria prima, também garante a produção orgânica das plantas”, ressaltou. Para a manutenção do novo horto haverá parceria com a Emater, com assessoria técnica.
Segundo o diretor geral, essas mudanças permitirão um crescimento no número de atendimentos realizados. Heyler Leão frisou que em 2018 já houve um aumento significativo nos atendimentos, e que em 2019, a expectativa é aumentar o alcance dos serviços da unidade para a população goiana.
“Em 2018 atendemos 4.922 receitas homeopáticas, 819 fitoterápicas e distribuímos mais de oito mil complexos da dengue. Para 2019, além desses atendimentos teremos a distribuição de pomadas e cápsulas para os pacientes do Cremic”, afirmou.
Especialidades
Os serviços disponíveis no Cremic são realizados via sistema de regulação. Os pacientes realizam o primeiro atendimento nas unidades municipais de Saúde e são encaminhados para o início do tratamento no Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar.
Na unidade, são realizados atendimentos de Fitoterapia, Fitoterapia Ayurveda, Homeopatia, Acunputura, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Magnetoterapia, Massagem deslizante, Educação em Saúde, Reiki, Shiatsu Facial, Dolm, Fisioterapia motora, Quiropraxia e RPG.
Além desses, também há consulta de Nutrição, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social e a distribuição de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos.
Tratamento câncer
Em parceria com o Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (ISIONCO), o Cremic começou a desenvolver em 2018 um projeto de pesquisa para realizar tratamento a pacientes com câncer de mama e próstata. Essa pesquisa, que está em curso há mais de seis meses, realiza atendimentos em medicina integrativa para pacientes que fazem tratamento alopático ao câncer.
Esses pacientes recebem terapias e práticas integrativas na unidade e são acompanhados para a observação do desempenho durante o tratamento convencional ao câncer.
Os resultados da 1ª fase desse estudo, analisados após 12 semanas, indicaram melhoria significativa nos sinais vitais, ansiedade, estresse e escala funcional da qualidade de vida dos participantes. Os resultados da 2ª fase do projeto, coletados após 24 semanas de estudo, em dezembro de 2018, estão sendo analisados e serão divulgados em breve.