Escola do Pacaembu é orgulho da Educação e de Valparaíso

0

Valparaíso de Goiás é uma cidade formada, na sua maioria, por pessoas éticas e comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e intelectual do cidadão. Em um bairro distante, quase isolado, uma pequena escola destaca-se pela união da comunidade escolar e talento dos alunos, professores e servidores. A Escola Estadual Pacaembu é um dos orgulhos do município.

Servidora ajuda a pintar a escola

Recentemente, depois de uma espécie de mutirão, a unidade passou por uma reforma quase completa. Portas, paredes, cozinha, pátio, entre outros, foram pintados e reformados. O diretor da Escola, Professor Ribamar Veleda, lembra que o ano letivo começou com tudo limpo e organizado. “Trabalhamos para a comunidade”, ensina ele, que agora reivindica o concerto do muro. “Vamos conseguir”.

Ribamar ainda faz questão de destacar o apoio que teve da prefeitura e também da Subsecretaria de Educação de Goiás. “Sem os apoios que tivemos nada disso seria possível. Aos poucos vamos construir uma escola cada vez mais humana, feliz e bonita”, avalia o educador.

Até as portas foram reformadas

Reconhecimento 

A Escola Estadual do Pacaembu não é destaque apenas pela mobilização que conquistou a reforma. A Escola Pública ainda reúne algumas das melhores mentes da juventude goiana. Logo o início do mês de março a aluna Eliane recebeu em Goiânia a Comenda Professor Nion Albernaz. A honraria é concedida aos melhores alunos e professores da rede estadual de educação.  Ribamar e Eliane se emocionaram na hora de receber a medalha das mãos do Governador Marconi Perillo e da Secretaria Raquel Teixeira.  “Parabéns a toda equipe do Colégio Estadual Pacaembu”, agradeceu Ribamar.

Nion Albernaz

Nion Albernaz foi prefeito de Goiânia por três mandatos: 1983 a 1986, 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Seus principais legados como gestor público foram a arborização e planejamento urbano da cidade, criação de cooperativas de produção em bairros da periferia, início das obras das marginais Botafogo e Cascavel, informatização da prefeitura, implantação da Assessoria Especial da Mulher e de programas de assistência aos idosos e pessoas com deficiência.

A gestão do ex-prefeito também se destacou por ações e projetos inovadores, especialmente nas áreas social e de ensino profissional, quando foram criados os programas “Banco do Povo”, “Trabalhando com as Mãos”; Núcleos Profissionalizantes nos bairros, Casa da Acolhida (para população de rua e jornaleiros), Escola de Panificação (Jardim Curitiba).

Vereador por Goiânia em 1957, Nion foi diretor geral da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente da Companhia de Habitação de Goiás e por muitos anos atuou como professor de Matemática no Lyceu de Goiânia. Formado em Economia e Engenharia Civil, o ex-prefeito da Capital faleceu no dia 6 de setembro último, aos 87 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui