A primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Rede Globo, a respeito do segundo turno da eleição para Governador do Distrito Federal, aponta Ibaneis (MDB), liderando a disputa pelo cargo com 75% dos votos válidos, enquanto o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) tem 25%. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Quando considerados os votos totais, Ibaneis apresenta vantagem de 45 pontos percentuais (p.p.), visto que possui 68% das intenções de voto, ao passo que Rodrigo Rollemberg tem 23%. São 6% os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 3% não sabem ou preferem não responder.
Destaques por segmento – Votos Totais
– Ibaneis destaca-se em todos os segmentos analisados e sua intenção de voto é mais expressiva sobretudo entre os de menor renda familiar mensal (80%) e entre aqueles que têm de 5ª a 8ª série (74%). Comparativamente, o candidato é mais forte entre os homens, do que entre as mulheres (71%, contra 66%).
– Já o atual governador é mais citado entre os que têm superior completo (28%) e as menções a ele crescem conforme a renda familiar mensal do entrevistado, uma vez que tem 13% entre aqueles cuja renda é de até 1 salário mínimo (S.M.), chegando a 30% entre os mais ricos.
Presidente
No Distrito Federal, Jair Bolsonaro (PSL) é citado por pelo menos seis a cada dez eleitores (63%), enquanto Fernando Haddad (PT) por cerca de um quarto (27%). Eleitores que pretendem votar em branco ou anular seu voto somam 8% e os indecisos totalizam 3%.
AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL
* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas
DADOS DA PESQUISA
ELEIÇÕES
OPINIÃO PÚBLICA