Neste sábado (1º), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da **Câmara dos Deputados**, conquistando um mandato de dois anos, até 2027. Com apenas 35 anos, ele se tornou o mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa. Motta obteve 444 votos**, a segunda maior votação já registrada para um presidente da Câmara, ficando atrás apenas de Arthur Lira (PP-AL), que obteve 464 votos em 2023.
Entre os deputados que apoiaram Hugo Motta estão os dois representantes federais do Entorno do Distrito Federal, Lêda Borges (PSDB-GO) e Célio Silveira (MDB-GO). O voto dos parlamentares do Entorno reforça o alinhamento com a nova liderança da Casa e pode influenciar diretamente as pautas e projetos de interesse da região.
O presidente da Câmara tem um papel fundamental no cenário político nacional, sendo responsável por definir as pautas de votação do plenário, além de possuir a prerrogativa de decidir sobre a abertura de processos de impeachment contra o presidente da República.
Com o amplo apoio recebido, Hugo Motta assume a presidência com forte respaldo político, prometendo manter a governabilidade e conduzir as decisões do Legislativo com estabilidade e diálogo. Resta agora acompanhar quais serão as prioridades da nova gestão e como a atuação dos parlamentares goianos poderá impactar as demandas do Entorno. Por: André Teixeira – 62999907919.