Policia Civil de Goiás recupera carga roubada

0
Operação Solo Fértil apreende carga de fertilizantes subtraído de empresas

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) deflagrou, na última sexta-feira (29/7), a Operação Solo Fértil, visando o combate a subtrações de cargas de fertilizantes químicos ocorridos no triângulo mineiro e em propriedades rurais situadas nos municípios de Itumbiara e Catalão. O que chamou a atenção da Polícia Civil de Goiás e a fez diligenciar com rapidez e eficiência, foi a nova forma de agir dos agentes delitivos.

Nos casos apurados pela Decar, desvelou-se que motoristas terceirizados são contratados por um intermediador da compra de fertilizantes para a realização do carregamento diretamente na indústria. Depois de embarcadas as cargas, os motoristas são cooptados pelos intermediadores que os convencem a fazer a entrega num lugar diferente daquele que está na nota fiscal.

Os motoristas, nesses casos, em tese não envolvidos no esquema, realizam a entrega a proprietários rurais participantes e financiadores do esquema. Um carregamento, que pode chegar a quase R$ 200 mil reais, chega a ser vendido para o fazendeiro receptador por bem menos que a metade desse valor. Os prejuízos experimentamos pelas vítimas revendedoras de fertilizantes ultrapassam R$ 20 milhões de reais. Mais de cinquenta “bags” foram recuperados pela Polícia Civil goiana, nesta operação, por meio do trabalho da Decar e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR). Gize-se que cada “bag” tem em média uma tonelada de produto. Todos os envolvidos foram identificados. Os produtos já estão sendo devolvidos às vítimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui