Os desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues, indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), tiveram suas sabatinas adiadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para o dia 7 de novembro.
A data original era esta quarta-feira, 19, mas a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições fez a Casa de Leis mudar a data para depois do pleito, quando os senadores estarão de volta integralmente aos trabalhos parlamentares.
Após a sabatina pelo colegiado do Senado, se forem aprovados, haverá votação no plenário sobre os desembargadores. Aprovados os nomes, o presidente nomeia os escolhidos, que tomam posse em sessão solene do Pleno do STJ.
As vagas no tribunal decorrem da aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho, em dezembro de 2020, e Nefi Cordeiro, em março do ano passado, ambos oriundos da magistratura federal.
Messod Azulay Neto é o atual presidente do TRF2. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi advogado concursado da Telecomunicações do Rio de Janeiro (Telerj) antes de chegar ao TRF2, em 2005.
Já o paulista Paulo Sérgio Domingues é graduado em direito pela Universidade de São Paulo e mestre pela Johann Wolfgang Goethe Universität, na Alemanha. É juiz federal desde 1995 e se tornou desembargador do TRF3 em 2014.