Uruguai, onde o futebol é uma religião, vive o primeiro Mundial Sub-20

0
Uruguay's players celebrate on board a bus with supporters outside Carrasco International Airport in Ciudad de la Costa, Uruguay, on June 12, 2023, during a victory parade, a day after Uruguay won the country's first Under-20 World Cup title after defeating Italy 1-0 in the final. (Photo by DANTE FERNANDEZ / AFP)

“Uruguai campeão!”, gritaram dezenas de milhares de pessoas que foram às ruas da capital uruguaia neste domingo para comemorar o primeiro título do país em um Mundial Sub-20.

Ninguém escondia a alegria nesta noite no Uruguai, após a seleção juvenil vencer a Itália por 1 a 0 na final disputada em La Plata, na Argentina.

“É incrível, é a primeira vez na minha vida que vivo isso… sempre com os uruguaios lutando e hoje conseguimos”, disse Lorena Pereira, de 43 anos, dona de casa que mandou pintar a bandeira de seu país no rosto e abraçava o marido em meio às lágrimas.

“Ela vai se lembrar disso por toda a vida”, acrescentou sobre sua filha Paula, de 10 anos, que assistia com um enorme sorriso a festa na Avenida 18 de Julho, no centro da cidade, onde um telão transmitiu o jogo em frente ao palácio municipal, um local clássico de concentrações populares.

Envoltas em bandeiras uruguaias, com lenços, gorros e camisetas azul claro, e inclusive com seus animais de estimação, famílias inteiras enfrentaram o frio de 8°C de uma noite quase invernal para comemorar o triunfo dos jogadores comandados pelo técnico Marcelo Broli.

Nas caravanas de carros, entre buzinas e vuvuzelas, também se ouviam os gritos de “Uruguay nomá!” e “Dale campeón!” (dá-lhe campeão).

“É uma grande alegria para todo o futebol uruguaio”, disse Diago Lima, de 20 anos, estudante e jogador de futebol de Rocha, cidade a cerca de 210 quilômetros de Montevidéu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui