Em carta, governadores pedem mais vacinas aos Estados Unidos

0

O Fórum dos Governadores enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nessa terça-feira, 25. No documento, os governantes pedem mais vacinas para os Estados brasileiros, e assim evitar uma 3ª onda da covid-19.

Na carta, Wellington Dias (PT-PI), presidente do Fórum, pede que o Brasil seja contemplado com “pelo menos, 10 milhões de doses” das vacinas que vão ser doadas pelos Estados Unidos. Também é citado o estudo que prevê um agravamento da doença e projeções de que o Brasil pode ter mais 200.000 mortes por covid-19 até setembro.

O governo norte-americano divulgou no último dia 17 de maio que pretende enviar ao exterior um total de 80 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes são lotes excedentes para os Estados Unidos, que já conseguiram vacinar metade da população adulta.

Entre as vacinas que vão ser doadas até julho, estão doses da AstraZeneca e da Pfizer, ambas com permissão de uso no Brasil. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por intermédio do consórcio Covax Facility, vai ajudar os Estados Unidos a doarem as doses excedentes.

Na carta, Dias também demonstra preocupação com o decorrer da pandemia no Brasil. Uma das principais preocupações são as variantes do coronavírus, principalmente a indiana, desde que confirmada no Maranhão.

A variante de indiana é potencialmente mais transmissível. Um dos indícios disso é a força com a qual a Índia foi atingida por uma nova onda da doença, com um aumento considerável no número de casos e no de mortes.

Na carta, os governantes estaduais também pedem que o ministério faça um esforço para antecipar o recebimento de vacinas contra a covid-19. Os governadores querem acelerar a campanha de imunização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui