Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

0

Será neste sábado (15), o “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e acontecerá em todo o País. Segundo a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em todos os municípios haverá postos instalados e o funcionamento será das 8 às 17 horas para receber crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

De acordo com a gerente interina de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles, é importante a conscientização da comunidade para a importância na vacinação. Ela ressalta ainda que a participação da população irá ajudar a interromper a circulação do vírus no País. A vacinação irá até o dia 13 de março, e a meta é imunizar 80.157 pessoas em Goiás.

Em Valparaíso, a Secretaria de Saúde começou a campanha na segunda-feira (10), e espera alcançar já nesta primeira etapa o maior número de pessoas, para isso uma grande divulgação nos postos de saúde e meios de comunicação da cidade. A segunda etapa da campanha nacional ocorre de 3 a 31 de agosto, e será voltada para o público de 30 a 59 anos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de setembro a dezembro de 2019, foram notificados 2.710 casos confirmados de sarampo, com 15 mortes.  No mesmo ano, em Goiás, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios. Desses, 176 foram descartados, 14 confirmados e 9 ainda seguem em investigação. Este ano, já foram notificados seis casos suspeitos em cinco municípios. Um foi confirmado e os outros cinco ainda estão em processo de investigação.

O sarampo é altamente transmissível, podendo provocar sérias complicações e, inclusive, levar à morte. A transmissão pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões. O vírus é transmitido de seis dias antes até quatro dias após a erupção cutânea (manchas vermelhas na pele).

Os sintomas do sarampo são febre alta, erupções por todo o corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

Fonte: Comunicação Setorial Secretaria da Saúde
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui