Em Valparaíso a cirurgia de catarata é gratuita e de qualidade.

0
O coordenador do Programa acompanha de perto os pacientes.

Enquanto mais de 100 mil pessoas reguladas pelo SUS, aguardam anos para conseguir uma cirurgia de catarata, “em Valparaíso de Goiás, o processo é rápido e de qualidade”, foi essa a afirmação das dezenas de pessoas que realizaram a cirurgia de catarata na manhã da quinta-feira (5), no HMV- Hospital Municipal de Valparaíso.

D. Maria de Lourdes

Segundo a senhora Maria de Lourdes de Medeiros, moradora há 28 anos da Etapa A, “ foi tudo maravilhoso. Não senti dor alguma e são muito atenciosos. Mas o melhor tudo é que entrei sem enxergar direito e agora já estou sentindo o gostinho de uma visão perfeita”, afirmou. A paciente nos contou que o tempo entre a inscrição na regulação até a cirurgia foi de aproximadamente 2 meses e meio, e que lhe foram disponibilizados os colírios e o óculos escuro.

A catarata é o cristalino opaco que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão. A cirurgia de catarata é uma operação simples em que o médico remove a lente natural turva do olho e a substitui por uma lente
intraocular artificial (LIO). O procedimento é realizado externamente e costuma durar de 15 a 30 minutos e geralmente os pacientes não sentem dor.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 120 mil pessoas desenvolvem o problema a cada ano no Brasil. Em Valparaíso não é diferente. Milhares de moradores, na sua maioria idosos sofriam e ainda sofrem com o problema. O que sensibilizou o prefeito Pábio Mossoró a implantar o Programa na cidade. Em 2018 foram realizadas, através da Secretaria Municipal de Saúde 1275 cirurgias de catarata, pterígio e retina.

Conforme afirma Paulo Cesar coordenador do Programa de Cirurgia de Catarata, foi graças ao comprometimento do chefe do executivo com a saúde da comunidade, que este ano já foram realizadas, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 600 procedimentos, entre cirurgias de catarata, pterígio e retina, e ainda mais de 800 consultas e exames.

Paulo Cesar é funcionário efetivo do Estado e afirmou “estou à disposição de Valparaíso a convite do prefeito Pábio Mossoró. E é graças ao empenho e comprometimento do prefeito com a Saúde da comunidade, que conseguimos dar continuidade e celeridade a grande demanda da população da cidade”.

Também foi a pedido do prefeito e do secretário de Saúde Leonardo Esteves, que Paulo Cesar encontrou o caminho para a liberação do alvará de funcionamento do HMV junto a SUVISA. Foram 11 reuniões até a conquista do tão esperado alvará. Com isso passará a receber verbas da Secretaria Estadual e também do Ministério da Saúde. O que resultará em mais médicos, especialistas, reforma e ampliação da maternidade do HMV.

O coordenador Paulo Cesar ainda avisa “o processo para conquistar a cirurgia gratuitamente é simples, os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do município, portando documentos de identidade, comprovante de endereço, cartão do SUS e 2 telefones de contato”. Afirma também “ninguém ficará sem atendimento, todos serão chamados, pois o prefeito pediu atenção para o Programa de Cirurgia de Catarata”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui