Cid Gomes pega pesado com líder do PP na Câmara

0
BRASÍLIA, DF, 04.11.2014: GOVERNO-DILMA - O governador do Ceará, Cid Gomes, fala com a imprensa após audiência com a presidente Dilma Rousseff. Ele falou sobre a articulação que vem sendo feita para criar uma frente de esquerda para dar sustentação ao governo Dilma. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

A falta de consenso entre Câmara e Senado na divisão dos recursos do petróleo ganhou ares de crise institucional com ataque do senador Cid Gomes (PDT-CE) ao líder do PP na Câmara, deputado Arthur Lira (AL).

Gomes disse que Lira é responsável por “achacar” o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) na proposta que detalhou os critérios para a divisão do dinheiro proveniente da venda de petróleo, marcado para novembro. Emperrada nas porcentagens dos Estados e municípios, a verba pode chegar a R$ 100 bilhões.

Para tentar garantir uma fatia maior de dinheiro aos municípios, senadores ameaçaram travar a votação em segundo turno da reforma da Previdência. “O presidente da Câmara está se transformando numa presa de um grupo de líderes liderado por aquele que é o projeto do futuro Eduardo Cunha brasileiro. Eduardo Cunha original está preso, mas está solto o líder do PP que se chama Arthur Lira, que é um achacador”, afirmou Gomes.

O senador disse, ainda, que Lira é “uma pessoa que, no seu dia a dia, a sua prática é toda voltada para chantagem, para a criação de dificuldades para encontrar propostas de solução”, complementou. Gomes teve de deixar o cargo de ministro da Educação de Dilma Rousseff, em 2015, porque chamou o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ), de “achacador”.

Saiba

Achacar é um verbo na língua portuguesa que pode significar o ato de extorquir, provocar desconforto ou desagrado a alguém. O termo ainda pode ser utilizado no sentido de “ficar doente” e “adoecer”. – CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui