“Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”.
É assim que pensava Cora Coralina, que em 1980 criou o Dia do Vizinho, comemorado em 20 de agosto, data também de aniversário da poetisa.
A ideia surgiu quando moradores da rua de Cora quiseram dar uma festa de aniversário, que ela recusou, e disse preferir uma comemoração entre vizinhos.
É o que conta o cineasta Lázaro Ribeiro de Lima.
Cora Coralina nasceu na Cidade de Goiás e foi considerada uma das principais escritoras brasileiras. Teve o primeiro livro publicado em 1965, quando já tinha quase 76 anos. Morreu aos 95.
Em Brasília, a dona de casa Iolanda Castilho, assim como Cora, também defende o bom relacionamento entre vizinhos. Foi uma das primeiras moradoras do bairro Sudoeste e, por isso, estreitou os laços com a vizinhança.
A professora da Universidade Federal de Goiás, Goiandira Ortiz, destaca o legado de Cora Coralina.
“Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor. Cora Coralina”.
Mais
O Dia do Vizinho é comemorado no Brasil em duas datas: 20 de agosto e 23 de dezembro. Para a data de 23 de dezembro não se sabe de uma justificativa para a escolha, entretanto, o dia 20 de agosto, o que se sabe é que foi criado há mais de 30 anos, em comemoração ao aniversário da poetisa Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, na cidade de Goiás (GO).
A ideia surgiu quando moradores da rua de Cora quiseram dar uma festa de aniversário, que ela recusou, e disse preferir uma comemoração entre vizinhos. É o que conta o cineasta Lázaro Ribeiro de Lima.
“Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”, era o pensamento da poetisa, que começou a escrever aos 14 anos e fez dezenas de livros. Destacam-se “Estórias da Casa Velha da Ponte”, “Meu Livro de Cordel”, e o livro infantil “Meninos Verdes”. A autora morreu em Goiás, em 10 de abril de 1985, aos 96 anos.
Cora Coralina nasceu na Cidade de Goiás e foi considerada uma das principais escritoras brasileiras. Teve o primeiro livro publicado em 1965, quando já tinha quase 76 anos. Morreu aos 95.
“Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor”, Cora Coralina.