O Instituto Social Maria do Monte é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo servir à comunidade de Valparaíso de Goiás em diversas áreas. Com a proposta de oferecer gratuitamente cursos profissionalizantes, atende hoje cerca de 400 pessoas mês, contribuindo com a formação de jovens e adultos, que são impulsionados a descoberta de novos talentos e a conquista de um emprego, seja através do mercado de trabalho ou da renda informal.
O trabalho social é administrado pela vereadora Maria do Monte, que há cerca de 15 anos deu início a famosa Rua de Lazer no bairro Jardim Oriente. Impulsionada pela necessidade da comunidade, no ano seguinte, iniciou o programa Acalentando o Futuro, com doações de kits para recém nascidos. Hoje assiste cerca de 100 mães por mês. Todos os enxovais são confeccionados dentro do próprio instituto.
A instituição oferece ainda cursos gratuitos de artesanato, manicure, cabeleireiro, maquiagem, massoterapia, corte e costura, informática, orientador social, auxiliar administrativo, atendente de farmácia, açougueiro e designer de sobrancelhas.
De acordo com Maria do Monte, o importante trabalho social que desenvolve, nasceu com o sonho de fazer algo para sua comunidade. “A guerreira do social” ainda afirma: “Em breve abriremos vagas para cursos de teatro e inglês básico para criança”. Para os adultos será disponibilizado cursos profissionais para interagir no mercado de trabalho.
O Instituto também faz parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Social, onde auxilia na doação de cestas básicas, kits de enxovais para bebês e vagas em cursos. Recentemente disponibilizou 24 vagas do curso de informática para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI).
Além de administrar o Instituto, a vereadora também é presidente da Associação dos Feirantes e Ambulantes de Valparaíso. Segundo ela, agora luta junto ao governo municipal para a construção de um galpão para acomodar melhor os trabalhadores da feirinha do bairro Valparaízo II.
Maria do Monte declarou, com muita alegria, que mantém o Instituto com recursos próprios, mas que as aulas são ministradas por parceiros. “Tudo isso é graças a boa vontade de pessoas que comungam do mesmo sonho, que é o de fazer o bem sem olhar a quem.”
Ela ainda destaca a importância do voluntariado. “Temos aqui dezenas de voluntários que dispõem de seus tempos vagos para ensinar. Somos todos voluntários do social”, finalizou Maria do Monte.