O Colégio Estadual do Pacaembu vive um grande momento. Ele será reformado e os alunos também estão eufóricos com a chegada da formatura do 3º ano, que acontece já no próximo domingo, dia 16. O diretor da unidade, Ribamar Veleda, lembra que as ações ajudam no desempenho dos estudantes, que têm a autoestima elevada.
O educador ressalta que a colação de grau será na faculdade Anhanguera, em Valparaizo II e deve contar com a presença de professores, parentes dos formandos e também de autoridades da cidade.
Os formandos têm como paraninfos o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, Wania Mara –coordenadora regional da CRECE Novo Gama- e Antônio Reis – secretário de Infraestrutura da cidade.
Ribamar revela que a Escola teve diversos avanços nos últimos anos. Um deles foi o do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica . Segundo ele, há cerca de 4 anos a média era de 0,3%. “Hoje já estamos com 3,5% e vamos melhorar ainda mais, sobretudo com o apoio dos professores, servidores e alunos”, garante Veleda.
Reforma
A reforma da unidade vai custar ao Estado cerca de R$ 146 mil. Ela será pintada e até mesmo o telhado reformado por completo. O diretor espera poder contar com o apoio do município para reformar também o teto. “A comunidade merece”.
O diretor ainda esclarece que a empresa que ganhou, Serra Empreendimentos, é da cidade de Goiânia.
Ribamar acredita que o próximo ano letivo comece com o prédio em condições de receber os alunos, assim como foi em 2018, quando entregou a escola à comunidade toda pintada e com pequenos reparos.
“Não é por sermos uma escola de periferia que podemos ser esquecidos e marginalizados. Precisamos da ajuda de todos para avançarmos ainda mais”, pede Ribamar.
Hoje a Escola Estadual do Pacaembu, que funciona só a noite, tem 200 alunos matriculados e é conhecida por revelar talentos. Diversos alunos foram premiados pelo desempenho em sala de aula.