Homem de 34 anos, nome não divulgado, foi preso em flagrante na manhã da última sexta-feira (27), em Valparaíso de Goiás (190 km da Capital), após furtar um aparelho eletrônico da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), responsável pelo controle da distribuição, e deixa cerca de 4 mil residências sem água.
Em 2022 cerca de 20 desses equipamentos foram furtados da Saneago, causando prejuízo aproximado de R$ 500 mil à companhia e população.
De acordo com a ocorrência, o furto do aparelho, identificado como Soft Starter, aconteceu por volta das 2h e, assim que comunicado o crime, agentes do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) deram início às buscas pela identificação e paradeiro do ladrão.
Poucas horas depois, o acusado foi localizado e o aparelho recuperado já na mão de um receptador, que fazia a compra do equipamento.
Os dois foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia, onde foram autuados por crimes de furto, receptação e colocados à disposição da Justiça.
A Saneago explica que este aparelho é utilizado para auxiliar no controle e distribuição de água para a população. Na falta do referido instrumento, a distribuição de água é afetada de imediato, causando prejuízo direto tanto à Companhia, quanto àqueles que necessitam da água nas suas residências e empresas.
Nesse caso em específico, o aparelho furtado ocasionou falta de água em aproximadamente quatro mil propriedades, entre residências e empresas localizadas no bairro Cidade Jardins.
Neste ano, em torno de 20 aparelhos idênticos já foram furtados na região, causando prejuízos exorbitantes pela falta de água às empresas e à população em geral, cujo valor agregado pode chegar a meio milhão de reais.
A investigação continua no sentido de juntar elementos para identificação dos demais infratores, para que respondam na justiça pelos crimes efetuados, desmantelando essa rede criminosa organizada que alimenta o fluxo de crimes patrimoniais.