A deputada estadual Lêda Borges foi mais uma vítimas de notícias falsas espalhadas nas redes sociais. Nos últimos dias um vídeo associa imagens da parlamentar a fatos relacionadas a uma prefeita do Maranhão, presa por corrupção. A montagem ainda usa de forma indevida imagens da TV Record e Globo.
Lêda informou que já denunciou o caso à polícia e pretende, depois de identificar autores e divulgadores, processar os envolvidos na ação criminosa.
Fake News
Segundo especialistas, as fake news serão um dos protagonistas nas eleições deste ano. De acordo com o presidente do Conselho de Comunicação Social do Senado, Murillo de Aragão. “Dá tempo de minimizar o prejuízo que as fake news trarão às eleições de 2018, mas não de evitar”, alertou o cientista político e advogado.
As redes sociais terão impacto fundamental na pré-campanha. Ele explica que isso ocorre principalmente por não existir uma competitividade com o tempo de propaganda eleitoral gratuita na televisão ou rádio. “Sem dúvida, as redes sociais são mais importantes na pré-campanha que na campanha”, disse. “E aí não tem competição da imprensa e da propaganda eleitoral gratuita. Redes sociais são importantes para construir candidaturas e destruir candidaturas nas (pré-)campanhas.”