A Secretaria já pôs em curso a atualização continuada dos profissionais de saúde do município, desde as equipes de atenção básica até o suporte hospitalar, para que eventuais casos sejam atendidos com celeridade e conformidade
Na manhã desta sexta-feira, 13 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com profissionais das unidades básicas e de urgência e emergência, abordando orientações gerais e específicas sobre novo coronavírus (COVID-19).
Classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última quarta-feira (11) como pandemia, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), começou a se disseminar na China no final de dezembro de 2019 e já tem registro de casos em mais de 49 países, incluindo o Brasil.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é capacitar os profissionais, para agir com profissionalismo e ética, seguindo protocolos do Ministério da Saúde, além de tratar sobre critérios de precaução para identificação e análise.
As informações foram passadas pelo médico da Unidade de Pronto Atendimento, Dr. Celso Ricardo, que também abordou as características da doença: como ela se comporta no mundo e no Brasil, o poder de transmissão, tipos de formas clínicas e fases endêmicas da doença.
Segundo o palestrante, neste momento é indispensável a atualização continuada dos profissionais de saúde do município sobre o COVID- 19.
A pasta alinhou ainda as orientações sobre o enfrentamento de possíveis casos, conforme definições do estado sobre plano de contingenciamento, importância da vigilância epidemiológica, notificação, investigação, coleta e transporte de amostras; monitoramento do estado de saúde de pacientes suspeitos; tratamento do COVID- 19; medidas de precaução; ações integradas para enfrentamento na Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica.
COMO ELE É TRANSMITIDO?
O coronavírus é transmitido da mesma forma que uma gripe comum. Isso significa que a doença é passada pelo contato com secreções de pessoas contaminadas: gotículas de saliva, espirro, tosse, toque ou aperto de mão seguido de contato com boca, nariz e olhos.
COMO É POSSÍVEL SE PREVENIR?
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações se estiver doente;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Não compartilhe objetos pessoais
ASCOM/PMVG Foto: Linice Moreira