Daltonismo, uma condição visual hereditária que afeta a capacidade de distinguir certas cores, principalmente verde e vermelho, tem sido foco da deputada estadual Dra. Zeli (UB). Com o objetivo de assegurar que os estudantes daltônicos recebam o apoio necessário, a parlamentar propôs a realização do teste diagnóstico Ishihara para alunos da rede pública estadual de Goiás.
O projeto de lei nº 5117/23, que está em tramitação na Casa de Leis goiana, aguarda o relatório do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) na Comissão de Saúde. O texto prevê a realização de convênios com instituições especializadas e a implementação de mutirões anuais nas unidades de ensino da rede pública estadual, com o objetivo específico de detectar casos de daltonismo entre os estudantes.
Dra. Zeli enfatiza a importância do diagnóstico adequado para evitar interpretações errôneas por parte dos educadores, que podem confundir a dificuldade dos alunos em entender certos conceitos como falta de interesse ou de habilidade, quando na verdade se trata de uma questão de saúde.
“Ao tomar conhecimento sobre estudantes com daltonismo, a escola pode realizar ajustes no ambiente para acomodar suas necessidades. Isso pode incluir a escolha de cores contrastantes em quadros-negros, materiais impressos e projetos visuais, de modo a tornar o conteúdo acessível a todos os alunos”, explica a deputada.
O trabalho de Dra. Zeli é um passo significativo para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender em um ambiente inclusivo e acessível, independentemente de suas condições de saúde.