
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles, foi indicado nesta quinta-feira, 23 de janeiro, em três categorias ao Oscar 2025. A obra concorre como Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, conforme anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A atriz Fernanda Torres, que protagoniza o filme ao lado de Selton Mello, também recebeu uma indicação como melhor atriz de drama.
Essa é a segunda vez que um filme brasileiro é indicado na categoria geral de Melhor Filme na história do Oscar. A última indicação aconteceu em 1985, quando O Beijo da Mulher Aranha, dirigido por Héctor Babenco, concorreu em quatro categorias. A cerimônia do Oscar 2025 será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentada pelo comediante e apresentador de televisão Conan O’Brien.
Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que aborda a história de seu pai, Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira.
No entanto, o filme foca na história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado. Fernanda Torres interpreta Eunice na juventude, enquanto Fernanda Montenegro a retrata na velhice. O papel de Rubens Paiva é interpretado por Selton Mello, e a trama destaca a tragédia do desaparecimento de Rubens durante o regime militar.