Início Bem Estar Estudante de Valparaíso de Goiás se destaca no programa Caça-Asteroides do MCTI

Estudante de Valparaíso de Goiás se destaca no programa Caça-Asteroides do MCTI

0

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília, 98 estudantes do Entorno do Distrito Federal receberam medalhas por suas contribuições ao programa Caça-Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre os premiados, um estudante de Valparaíso de Goiás e 97 de Formosa se destacaram por identificarem asteroides em imagens de telescópios fornecidas pela NASA.

Os alunos de Formosa, matriculados no Centro Estadual de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz e no curso Técnico Integrado em Saneamento do Instituto Federal de Goiás (IFG), conquistaram 16 medalhas. No Cepi, os alunos, sob orientação do professor de Matemática Arlley Kacyo, identificaram sete asteroides. Roberto José da Paixão Filho, coordenador de Ciências da Natureza e Matemática do colégio, ressaltou o impacto positivo do programa: “Saber que poderão nomear os asteroides, depois de confirmados, é um incentivo. Em seis anos, nossos alunos já conquistaram 811 títulos em Olimpíadas e competições”, disse.

Estreando na competição, os alunos do IFG, orientados pelo professor de Física Daniel Ordine, identificaram nove asteroides. Cairo Henrique Vaz Cotrim, aluno do 3º ano do IFG, explicou que os asteroides são descobertos comparando fotos, analisando o brilho e movimento dos corpos celestes. “É uma atividade muito importante, pois permite identificar dados valiosos sobre o universo e até asteroides que podem representar algum risco para a Terra”, comentou.

O programa Caça-Asteroides MCTI, em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), ligado à NASA, conta com apoio de diversas instituições e promove o aprendizado e o engajamento em astronomia e tecnologia, ampliando o acesso ao conhecimento científico. Além de envolver escolas, o projeto é acessível à comunidade, incentivando jovens a explorar o cosmos e a participar ativamente de atividades de observação e detecção astronômica.

Para a Secretaria do Entorno do Governo de Goiás, a conquista dos estudantes é motivo de orgulho, pois coloca o Entorno do Distrito Federal em evidência no cenário científico nacional, estimulando a curiosidade científica e o interesse por carreiras na área de tecnologia e astronomia.

SEM COMENTÁRIOS