No último domingo, 22 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve em Valparaíso de Goiás para participar de uma carreata política em apoio à candidata Maria Yvelonia. No entanto, o evento, que prometia atrair uma grande quantidade de veículos e apoiadores, acabou frustrando as expectativas, com uma presença muito abaixo do esperado.
A explicação para o esvaziamento é simples: a maioria dos eleitores que tradicionalmente apoiam Bolsonaro não compareceu ao evento de Yvelonia. Grande parte dos “patriotas” estava envolvida em uma caminhada no distrito do Céu Azul com o candidato à prefeitura, Marcus Vinicius, figura associada ao bolsonarismo raiz na cidade.
Entre as pessoas que foram ao evento, a principal motivação parecia ser apenas a oportunidade de ver de perto o ex-presidente. “Eu só queria tirar uma foto com ele. Essa mulher é uma Bolsonaro fake, nunca vi ela pedindo voto pro Capitão aqui em Valparaíso”, criticou Sandra Maria Lima, moradora da 3ª Etapa do Distrito do Céu Azul. A frustração com Yvelonia também foi compartilhada por outros presentes, como o aposentado José Silva, que afirmou: “Meu voto é do time do bem. Esse sim é o Bolsonaro raiz”. Além disso, ele aproveitou para elogiar o prefeito Pábio Mossoró, destacando que “é o melhor que a nossa cidade já teve”.
Com isso, ficou claro que a tentativa de capitalizar em cima da popularidade de Bolsonaro por parte da candidata Maria Yvelonia não teve o resultado esperado, mostrando que o apoio bolsonarista na cidade está mais alinhado com outros nomes.