Em uma reunião recente na Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), a secretária Caroline Fleury expressou o desejo de expandir a parceria entre a SEDF-GO e o Sebrae-GO. O objetivo é aumentar a formação, capacitação e consultoria para os empreendedores atuais e futuros da região do Entorno.
O programa “Educação Empreendedora” do Sebrae-GO, que contribui para o desenvolvimento de competências de estudantes, educadores e gestores educacionais, é um dos focos dessa expansão. Em 2023, o programa atendeu 17.973 estudantes e 2.358 professores. A intenção é ampliar ainda mais esse alcance.
Educação Empreendedora no Entorno
O gerente do Sebrae-GO da regional de Luziânia e Posse, Cléber Chagas, explicou que o programa “Educação Empreendedora” é totalmente gratuito aos participantes e serve para impulsionar potenciais de acordo com cada localidade.
O programa já atende a boa parte das cidades no Entorno, mas o objetivo é expandir até atender a todas, atingindo o maior número possível de alunos, professores e gestores formados. Para isso, o Sebrae-GO conta com um estudo próprio para a ampliação e pede a interlocução da SEDF-GO, que já tem contato direto com as Secretarias Municipais de Educação.
Feira #NoEntornoTem
Além disso, foi acertada uma ampliação na participação do Sebrae-GO na edição 2024 da feira #NoEntornoTem. A feira, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília, promove uma ação de integração entre os municípios participantes. O artesanato, muito presente na feira, é uma das frentes estratégicas do Sebrae.
Impacto do Programa “Educação Empreendedora”
Em 2023, o programa “Educação Empreendedora” atendeu diversas cidades do Entorno, algumas com foco nos estudantes, outras nos professores. O município de Santo Antônio do Descoberto foi o que teve mais atendimentos pelo programa: foram 6.549 estudantes e 544 professores.
Em relação aos alunos, depois de Santo Antônio do Descoberto, vem Formosa, com 5.859 e Padre Bernardo, com 2.595. Na sequência, Valparaíso de Goiás (1.083), Luziânia (794), Cristalina (725), Águas Lindas (363) e Planaltina de Goiás (5).
Já em relação aos professores, a segunda cidade com mais atendimentos foi Luziânia, com 419, seguida por Cristalina, com 325. Depois, Padre Bernardo (265), Cocalzinho de Goiás (251), Formosa (192), Alexânia (105), Valparaíso de Goiás (85), Cidade Ocidental (76), Planaltina de Goiás (65), Águas Lindas (58) e Abadiânia (9). (Por: André Teixeira -62 999907919)