O curso de capacitação desta manhã teve como tema “atribuições e competências de conselheiros tutelares”. A programação incluiu palestras com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, e com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edson Lucas Viana, especialista em direitos da criança e do adolescente. “Vamos usar esse aprendizado nos nossos atendimentos presenciais”, afirmou o conselheiro tutelar de Sanclerlândia, Francisco Sousa.
Além do governador, participaram da solenidade a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado; o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto; e os deputados Vivian Naves (PP), Virmondes Cruvinel (UB), Julio Pina (Solidariedade), Talles Barreto (UB), Coronel Adailton (Solidariedade) e Dr. George Morais (PDT). Ainda prestigiaram os trabalhos, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Goiás, Sudário Berto; o presidente da Associação Goiana de Municípios e prefeito de Goianira, Carlão da Fox; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves; e outras autoridades.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, falou sobre a missão dos conselheiros tutelares e para ele “os conselheiros desempenham um papel fundamental na sociedade, pois são eles que fazem cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito dos mais vulneráveis”.
Os conselheiros tutelares reivindicaram que a classe tivesse também acesso ao Ipasgo Saúde, como os demais servidores estaduais, e também pediram um reajuste nos vencimentos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, ao fazer uso da palavra durante a solenidade, parabenizou e agradeceu o trabalho dos conselheiros tutelares que doam a sua vida para ajudar as crianças que mais necessitam. “O trabalho de vocês é de muita importância para nossa sociedade”.
A primeira-dama Gracinha Caiado disse que, se o Goiás Social é o maior programa social do Brasil, é por que o Estado tem deputadas e deputados corajosos que trabalham junto com o governador, para a sociedade goiana avançar. Aos conselheiros, Gracinha disse que os telefones celulares doados pela Receita Federal chegarão a todos “para que continuem fazendo o trabalho maravilhoso que realizam cuidando das crianças e fazendo que se cumpra o Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Na ocasião, o Governo ainda entregou mais de mil smartphones apreendidos e doados pela Receita Federal para auxiliar as equipes. “Com esses aparelhos, elas terão mais agilidade para acompanhar e executar as políticas públicas”, salientou Gracinha. A doação foi intermediada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel. Todos os 1.315 conselheiros receberão os aparelhos.
Agência Assembleia de Notícias
Fonte: Portal Alego