A Secretaria do Entorno do Governo de Goiás (SEDF-GO) desempenhou um papel fundamental em seu primeiro ano de atividades, destacando e abordando demandas essenciais nas áreas de mobilidade, infraestrutura e turismo.
Um dos destaques do trabalho da nova secretaria é direcionado ao transporte Coletivo. A SEDF-GO propôs a formação de um Grupo de Trabalho (GT) dedicado a buscar melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano entre o Distrito Federal e os municípios vizinhos. Essa iniciativa foi acatada e criada pelo Ministério dos Transportes. Uma das missões urgentes é a redução das tarifas do transporte interestadual para os usuários.
Mobilidade e Infraestrutura: A Secretaria promoveu diversas ações na área de mobilidade, com apoio de outras pastas, como a Secretaria-Geral de Governo. Resultado da mobilização da secretaria, o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal incluiu a construção do BRT (Bus Rapid Transit) entre Luziânia e Santa Maria.A proposta de criação do Consórcio Interfederativo do Transporte no Entorno também obteve destaque ao ser votada em primeiro lugar pela população.
Turismo e Cultura: A SEDF-GO promoveu o turismo e a cultura na região, realizando a primeira edição da feira #NoEntornoTem. Esse evento evidenciou a cultura e o turismo das 13 cidades durante sua realização em Brasília.
Desenvolvimento Local: A Secretaria desenvolve ações estratégicas para promover o crescimento dos arranjos locais produtivos, como a expansão do Cinturão da Moda em cidades como Águas Lindas, Cidade Ocidental e Novo Gama. Esse modelo segue o sucesso implementado na região da Rua 44 em Goiânia.
Transversalidade e Integração: A SEDF-GO atua como facilitadora e mediadora de vários projetos de diversas secretarias do Governo. Carol Fleury, titular da pasta do Entorno, enfatiza que a Secretaria busca a integração das várias pastas do governo, com atuação integrada, regionalizada e eficaz para a população do Entorno, que sofreu anos de negligência em governos anteriores.