Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 13 de dezembro, foi apresentado o PL n° 526, que estabelece práticas integrativas e complementares no tratamento em saúde dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF).
De autoria do vereador Plácido Cunha, o projeto visa reestruturar e aprimorar os serviços de saúde no município, estabelecendo diversas ações a serem adotadas pelo Poder Executivo para efetivar a proposta, incluindo a qualificação dos profissionais de saúde em práticas como acupuntura, cromoterapia, ventosaterapia, laserterapia e ozonioterapia.
Segundo o texto da matéria, a implementação das Práticas Integrativas e Complementares representa uma visão ampliada do conceito de saúde e doença, visando melhorar o quadro clínico dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa abordagem, integrada ao tratamento médico convencional, busca proporcionar recuperação rápida e efetiva, promovendo a saúde, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos usuários.
O projeto segue em tramitação e aguarda a primeira discussão.
Projetos de Lei aprovados
PL n° 477, do Poder Executivo, que autoriza o mesmo a desafetar e a doar área pública municipal em favor do Estado de Goiás e dá outras providências.
Projeto de resolução n° 28, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a instituição do auxílio-alimentação de natureza indenizatória aos servidores comissionados e efetivos da Câmara.
Indicações
Vereador Edson Nunes – Serviço de recapeamento asfáltico na rua 3, Parque Santa Rita.
Entrega de Moção de Aplausos
Durante a sessão, foram homenageados com Moção de Aplausos alguns dos profissionais que se destacam na cidade, como forma de reconhecimento aos seus esforços e contribuições para o município. As homenagens foram direcionadas a profissionais da área da saúde, educação, empreendedorismo e comunicação. Um dos destaques foi a pequena Ana Clara, que com apenas dez anos, já escreveu o seu primeiro livro.
Fonte: CMVG
Texto: Victória Rocha
Fotos: Cleben Lopes