O PT está organizando uma grande festa para marcar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, 12 anos depois de ser eleito pela primeira vez ao cargo máximo do país. Segundo informação de O Globo, apresentações musicais com diversos artistas terão início a partir do meio-dia na Esplanada dos Ministérios.
Ainda não há presenças confirmadas, mas durante a campanha, Lula recebeu apoio de cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Luisa Sonza, Chico César e Zélia Duncan, entre outros.
Os shows só serão paralisados para que o público possa acompanhar, por meio de dois telões, a cerimônia institucional, que ocorre em três momentos. No Congresso, Lula toma a posse efetivamente do cargo. Depois, ele segue para o Palácio do Planalto, onde conteve a troca de faixa. Por fim, no Itamaraty, acontece a recepção e cumprimentos de chefes de Estado e delegações estrangeiras.
Como Bolsonaro já disse que não entrega a faixa presidencial a Lula, o PT ainda vai definir como essa cerimônia será feita.
Um das questões ainda discutidas é se as comemorações pela posse devem começar já no dia 31 de dezembro, pegando carona na festa de réveillon. Outro ponto em debate é sobre ornamentação. O PT estuda colocar bandeirolas com as cores do Brasil misturadas com o vermelho do partido.
Por outro lado, preocupa a equipe de Lula como receber milhares de pessoas que vão viajar a Brasilia para acompanhar a posse. Uma das medidas seria pedir passe livre de transporte público e o uso de áreas públicas ou escolas para campings.
“Estamos fazendo todo circuito de relações para começar o processo de posse. Nesse momento iniciamos contatos para a trabalhar em cima de programação das atividades. Queremos um clima de festa, celebração, estamos discutindo o formado das apresentações que terão presença grande de artistas. Até semana que vem deve definir formato”, disse Marcio Tavares, secretário nacional de cultura do PT.