A missão do governo Lula não será fácil para reestruturar políticas públicas de combate às desigualdades raciais. Na avaliação de integrantes da Negritude do PSB, partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, as estruturas de Estado ligadas aos movimentos negros e as religiões de matrizes africanas foram desmontadas pelo atual governo e precisam ser reconstruídas pelos futuros gestores.
Depois de deixar uma reunião na sede do Governo de Transição, Euclides Vieira- Secretário de Planejamento da Negritude Socialista, destacou o empenho da equipe liderada por Martvs das Chagas, Coordenador do GT da Igualdade Racial. Também estava no encontro Valneide Santos – Secretária Nacional da Negritude do PSB e Paulo Rogério Leites, secretário geral da NSB.
Segundo Euclides, a reunião de trabalho serviu para discutir os avanços em relação à formulação das políticas de igualdade, a necessidade de ampliar a participação de mais negro no GT e formação da estrutura do governo eleito.
Os representantes da Negritude Socialista Brasileira, destacaram
a atuação de Martvs frente ao GT da Igualdade Racial e ressaltaram o seu trabalho como Secretário de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, lembraram ainda, a experiência dele como Ministro-Adjunto da Igualdade Racial no primeiro mandato do Lula.
Os líderes ainda falaram da necessidade de o novo governo avançar em uma democracia antirracista e ampliar a participação de pessoas pretas em toda a estrutura governamental, com a transversalidade de políticas inclusivas em toda administração.