A equipe de gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações enviou aos órgãos vinculados à pasta, incluindo unidades de pesquisa espalhadas pelo país, cópias um retrato colorido, impresso em papel brilhante do ministro Paulo Alvim.
As impressões, em papel brilhante, foram despachadas com o objetivos de serem emolduradas e expostas em um lugar de destaque das repartições públicas. Na fotografia, a mesma que é exibida no site do ministério, Alvim aparece em frente à uma bandeira do Brasil.
Segundo informações do Metrópoles, as cópias começaram a chegar esta semana e geraram constrangimento, tanto pela medida típica de regimes autoritários, quanto por possíveis retaliações.
Há pouco mais de três meses para o término do atual governo, as fotografias foram enviadas para dezenas de órgãos, em diferentes estados, onde trabalham centenas de pesquisadores e cientistas. Não se sabe até o momento quanto o capricho custou aos cofres públicos.
O engenheiro civil Paulo Alvim era secretário de Inovação e assumiu o ministério em 31 de março, substituindo o astronauta Marcos Pontes, que deixou o cargo para se candidatar ao Senado por São Paulo. Antes de Alvim, o próprio Pontes já havia enviado seu retrato para as repartições públicas ligadas ao ministério.