O Maranhão é um estado abençoado pela natureza e riquíssimo culturalmente.
O seu povo é empoderado e, quase sempre, ligado a famílias tradicionais. No cenário estadual um clã destaca-se pela presença na política desde os primórdios da antiga independência do Brasil e do Maranhão. Os Saulnier de Pierrelevée, que já foram governos e até hoje têm forte presença na capital, sobretudo no campo jurídico, e das ciências.
Outra família tradicional, é a família Sá, e nas eleições deste ano, vários dos seus integrantes, trabalham para reeleger um aliado para a Assembleia Legislativa maranhense. O sortudo é o médico, professor universitário e deputado estadual Dr. Yglésio Moyses, do PSB.
O advogado Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, membro das duas famílias, a sua prima, a líder evangélica Eleneuza Matos e o seu esposo, Ari servidor público estadual, estão empenhados pessoalmente na reeleição do parlamentar.
Eles justificam tanta dedicação, em razão do trabalho do deputado em prol dos direitos humanos, juventude, saúde, educação, economia e mobilidade urbana.
Os aliados de Yglésio pedem votos em cidades como São Luís, Paço do Lumiar, Colinas, Caxias, Guimarães, além de outras.
Suenilson, que tem escritório em Goiás -cidade com grande colônia maranhense, acredita que o deputado será reeleito com uma votação expressiva, isso graças a sua atuação legislativa, relações politicas e forte influência popular.
Ele ainda espera vê-lo prefeito de São Luís ou até mesmo governador do Estado.
História do parlamentar
O advogado constitucionalista ainda destaca a trajetória de votação do médico Yglésio Moyses, eleito para o primeiro mandato como quase 40 mil votos.
No legislativo o político assumiu cargos importantes, como a presidência da Comissão de Turismo, onde pôde contribuir para divulgar as belezas maranhenses em várias regiões do país e até mesmo no exterior.
“Hoje, fazendo parte da base do governo, mas com perfil independente, ele é o deputado mais atuante da Casa do Povo em termos de produção legislativa, com mais de 1.600 proposições”, destacou Sá, durante entrevista em seu escritório na cidade goiana de Valparaíso de Goiás.
Sá ainda lembra que Yglésio, além de deputado atuante, médico e professor, é presidente do tradicional Moto Club, que está se recuperando graças a excelente gestão que ele tem empreendido.
Descendência
A família materna do advogado Suenilson Saulnier de Pierrelevée tem história com o Maranhão.
Ele é penta-neto do advogado provisionado, capitão da Guarda Nacional, e primeiro governador do Estado após a independência, Miguel Ignácio dos Santos Freire e Bruce, tri-neto do médico cirurgião e sanitarista francês radicado em São Luís, o doutor Affonso Adriano Saulnier de Pierrelevée.
Suenilson, sobrinho tri-neto do general de Artilharia e combatente na Guerra do Paraguai, Carlos Eduardo Saulnier de Pierrelevée, sobrinho-trineto do ex-ministro do STF, Dr. Joaquim Bruce Barradas, bisneto do secretário-geral do Tribunal de Relações do Maranhão e agente consular da França, doutor Eduardo Carlos Saulnier de Pierrelevée.
Dr. Suenilson é filho do ex-vereador constituinte de São Luís do Maranhão, Samuel de Castro Sá.
Votos
O advogado está mobilizando a colônia maranhense em Goiás para pedir voto para Yglésio. Ele acredita que os esforços serão compensarão, já que existe um número enorme de cidadãos do Maranhão no Planalto Central, sobretudo na região do Entorno de Brasília.