O presidente da Subseção da OAB de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, Dr. José Zito do Nascimento, participou nesta terça-feira, dia 9, de um momento histórico para todos os advogados de Goiás. O governador Ronaldo Caiado assinou Acordo de Cooperação para pagar R$ 27 milhões aos advogados dativos.
A assinatura do Termo Conjunto, em parceria com a Secretaria de Governo e a Procuradoria Geral do Estado, realizada no Palácio das Esmeraldas, contou com a presença dos membros da diretoria, dos conselheiros seccionais e presidentes de subseção da Ordem dos Advogados.
No ato histórico, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que a missão da advocacia Dativa é uma representação clara do objetivo da atual diretoria.
‘’Hoje é um momento muito especial, não apenas pelo resgate histórico de trabalho da advocacia Dativa, mas especial porque essa advocacia é a confluência dos maiores objetivos que nós temos: impulsionar a advocacia e defender a cidadania’’, pontuou Rafael Lara.
Caiado
Durante seu discurso, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do respeito à autonomia dos Poderes e instituições, e à manutenção do diálogo. ‘’Deve existir harmonia entre o governo, os Poderes e as instituições, principalmente, com a OAB que dá voz e defende às pessoas em situações de vulnerabilidade (em referência aos advogados Dativos)’’, explicou o governador.
O Chefe do Executivo garantiu ainda a liquidação do saldo até o final de seu mandato. ‘’É chegada a hora de caminharmos rapidamente para zerarmos esses repasses e estabelecermos a rotina de quitação dos honorários da advocacia dativa, uma categoria tão importante para a justiça do Estado de Goiás’’, pontou Caiado.
Reconhecimento
O vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme, participou da cerimônia e externou o significado deste benefício para a advocacia dos quatros cantos do Estado. ‘’Hoje, enxergo essa conquista da nossa gestão, como a maior e mais significativa dos últimos anos, porque é o reconhecimento, a valorização, e o resgate da dignidade do advogado dativo’’, disse
Zito lembra que, tanto a advocacia da Capital, quanto a do interior serão comtempladas com os pagamentos.