Início Destaque Valparaíso de Goiás: 27 anos de emancipação e contribuição para a democracia

Valparaíso de Goiás: 27 anos de emancipação e contribuição para a democracia

0

Suenilson diz que pouca gente se lembra, mas aquele plebiscito, juntamente com o do vizinho Distrito de Novo Gama, foi acompanhado pela mídia nacional

O advogado e pioneiro de Valparaíso de Goiás, Dr. Suenilson Sá, nunca vai esquecer do dia 15 de junho de 1995. Ele acordou, antes mesmo do que a alvorada de fogos que haviam providenciado para despertar a nossa população, naquela data que seria o divisor de águas na história da cidade. Foi quando aconteceu o terceiro plebiscito, em busca da tão almejada emancipação político-administrativa, do município mãe de Luziânia.

Suenilson diz que pouca gente se lembra, mas aquele plebiscito, juntamente com o do vizinho Distrito de Novo Gama, foi acompanhado pela mídia nacional. Motivo? Seria o teste para utilização em larga escala das urnas eletrônicas no país, e assim aconteceu no ano seguinte, em 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas, 26 capitais.

Aos 19 anos , Sá experimentou a alegria e as angústias da coordenação da subcomissão de Divulgação e Publicidade do Movimento Pró-Emancipação, onde dentre outros integrantes destacavam-se suas amigas Neuza Alves, Liduina Gonçalves Brito, Rute Dantas, e Sheila Maria Borba Leal.

Com tal atribuição ele pôde elaborar e submeter a aprovação do colegiado do movimento, a primeira cartilha do país , que ensinava o cidadão a usar a urna eletrônica, e consequentemente a votar sim pela emancipação, naturalmente.

A personagem “Valzinha”, dialogava com um “cidadão”, e ao mesmo tempo em que aprendia como votar, recebia informações sobre a importância da emancipação do então Distrito de Valparaízo, com “z” mesmo.

Ele conta tudo isso entre lagrimas saudosas, para que a atual geração saiba um pouco mais da história da cidade em que nasceram, ou para aqueles que aqui chegaram após tais acontecimentos, também saibam algo mais sobre essa ainda próspera cidade.

“No mais, quero consignar os meus votos de parabéns à Valparaíso de Goiás, pelos 27 anos de sua emancipação”, disse o orgulhoso emancipador.

Memorias
Para o Dr. Suenilson Sá, se você conheceu o Beer House, Bambuzinho e o La Bamba, a pista de Bicicross, o letreiro “SEJA BEM VINDO A VALPARAÍZO DE GOIÁS”, foi ao Country Clube, almoçou ou jantou na Churrascaria Boi na Brasa, admirou as esculturas de animais da nossa fauna do Mestre Sabá, leu as primeiras edições dos Jornais O Despertar, Metropolitano, Correio Regional e Perfil dos Municípios, assistiu as primeiras competições da Academia Ninja, tomou banho na “bica” do Valparaízo I, esteve no Arraiá do Piconildo, comprou no Armarinho Barcelos, Britilar, Preguinho e na Vitapão, tomou umas no Faixa Azul, assistiu ao grupo Corpo e Alma, lutou pela duplicação da BR 040, se lembra do Fiat 147 da PMGO e do Fusca preto e branco da PCGO, frequentou o Tijupá, assistiu os concursos de miss, lembra-se das árvores onde estão os Vila do Sol I e II, lembra-se da construção do Valparaízo Shopping com iluminação solar (estilo Miami), frequentou o Clube Tropical, comeu o crepe do Diógenes e da Ana (American Burger) na parada de ônibus, pediu uma picanha na La Bodeguita, conheceu o Abílio que vendia o frango assado na 10 da Etapa A, conheceu o “cheiroso”, o “vô do pastel caseiro”, comeu um hot dog do Edelson antes dele ir para o ponto fixo que tem hoje, comeu um espetinho da D. Antônia e do Seu Antônio na entrada do Jardim Oriente, comprou revistas na banca de ferro do “Seu Nicolau” e do “Seu Caiana” no Valparaízo II, lembra-se do posto ESSO da BR 040, ele terá certeza que você fez parte da história da nossa cidade!

SEM COMENTÁRIOS