Advogadas e advogados fizeram nesta quinta-feira, dia 26, em Valparaíso de Goiás uma espécie de mutirão de doação de absorventes para a campanha de combate à pobreza menstrual realizada pela Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil local. A concentração foi na Etapa A, em frente a Drogaria do Chaguinha – comércio parceiro.
A presidente da Comissão da Mulher da OAB, Dra. Elenice Barros, lembra que os absorventes arrecadados serão doados a alunas vulneráveis de escolas públicas de Valparaíso e Novo Gama.
Elenice ressalta que no próximo sábado 28 de maio é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual.
O presidente da Ordem, José Zito do Nascimento, também destacou a importância da iniciativa e ainda agradeceu aos comerciantes parceiros que estão ajudando, disponibilizando os seus comércios como ponto de recolhimento. Na mesma linha falou o Conselheiro da OAB-DF, Dr. Geraldo Machado Júnior.
A iniciativa da Comissão da Mulher ganhou o reforço de outras comissões da OAB Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá e a Dra. Lisandra de Fátima Oliveira Bonansea, respectivamente presidente e secretária geral adjunta da Comissão de Segurança Pública, Sistema Prisional, e Política Criminal, também participaram da Campanha.
A campanha da OAB local foi prestigiada pela Dra. Marina Mota, Procuradora Especial da Fazenda e membra da Comissão da Mulher Advogada Seccional Goiás, uma das idealizadoras da iniciativa.
Alarmantes
De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, divulgado pelo Unicef e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em 2021, mais de 4 milhões de estudantes frequentam colégios com estrutura deficiente de higiene, como banheiros sem condições de uso, sem pias ou lavatórios, papel higiênico e sabão. Desse total, quase 200 mil não contam com nenhum item de higiene básico no ambiente escolar.
A situação é ainda pior quando se leva em conta que 713 mil meninas não têm acesso a nenhum banheiro (com chuveiro e sanitário) em suas casas. E outras 632 mil meninas vivem sem sequer um banheiro de uso comum no terreno ou propriedade.
Imprensa
A campanha da Comissão da Mulher da OAB local teve o apoio total do Jornal Perfil dos Municípios, que reserva espaço para divulgar a iniciativa em suas editorias.
A diretora responsável do Perfil, Neuza Alves, fala da alegria de poder divulgar o trabalho dos advogados da cidade que têm como objetivo ajudar alunas de Valparaíso e Novo Gama. “É uma campanha de utilidade pública essencial para a sociedade e, sobretudo, para as alunas da rede pública de ensino”, lembra a jornalista.
A campanha
A campanha de arrecadação de absorventes da OAB vai até dia 5 de junho de 2022. Veja os locais onde podem ser entregues as doações, sempre em horário comercial:
Valparaíso de Goiás: a) Ortolife Colchões – Jardim Oriente, b) Drogaria Oriente – Jardim Oriente, c) Drogaria do Chaguinha – Etapa A, d) Sala dos Advogados no Fórum de Valparaíso de Goiás.
Novo Gama: a) Drogaria Social – Setor Central b) Cláudia Cosméticos c) Sala dos Advogados no Fórum de Novo Gama/GO