OAB de Valparaíso faz campanha de arrecadação de itens de higiene menstrual

0
Campanha da OAB local tem o apoio de moradores e também do comércio

A Comissão de Mulheres da OAB de Valparaíso de Goiás/Novo Gama, iniciou a campanha de arrecadação de itens de higiene menstrual que serão doados à alunas em situação de vulnerabilidade de escolas públicas das duas cidades do Entorno.

Os donativos podem ser entregues nas salas da OAB dos fóruns valparaisense e novogamense, e também em algumas farmácias parceiras. Na Etapa A, um dos pontos de recolhimento é a drogaria do Chaguinha.

Segundo a presidente da Comissão, Dra. Elenice Barros, a iniciativa também pretende dar visibilidade ao tema, demonstrando que a Comissão da Mulher está atenta quanto as condições básicas de higiene, que são um direito dessas alunas nas escolas e em suas próprias residências.

Ela ainda pede que moradores, advogadas e advogados reforcem a divulgação da campanha e também na arrecadação desses itens. “Qualquer contribuição é de grande importância”, lembrou.

Especialistas

Especialistas dizem que para muitas meninas a menstruação ainda é motivo de vergonha e insegurança. Eles garantem que algumas garotas recorrem a soluções improvisadas para conter o sangramento menstrual, como o uso de papel higiênico, pedaços de pano, roupas velhas, jornal e até miolo de pão.

Entre as consequências para a saúde estão alergias e infecções, como cistite e candidíase, ou até uma condição que pode levar à morte, conhecida como Síndrome do Choque Tóxico.

Meninas

Adolescentes de uma escola da rede Estadual de Ensino estão esperançosas com a campanha da OAB, uma delas chegou a declarar: “Ter o absorvente aqui na escola vai ser uma libertação, porque muitas pessoas não têm condições de comprar. Vai ser uma ajuda muito importante. Acho que campanhas como essa já deveria acontecer há muito tempo”, disse a aluna de 15 anos.

Doação

O aposentado e pioneiro de Valparaíso, Armando, fez questão de contribuir com a campanha. Ele comprou pacotes de absorvente e os entregou na Drogaria do Chaguinha. “Estou fazendo a minha parte”, disse Armando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui