Blitzes da Balada Responsável foram realizada nos principais destinos turísticos do Estado.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou 2.119 testes do bafômetro durante a Operação Carnaval. Desses, 299 condutores foram autuados por dirigir embriagados, e quatro foram encaminhados à delegacia. Equipes da autarquia desenvolveram trabalho de conscientização e verificação do cumprimento da Lei Seca no interior e na Região Metropolitana do Estado.
A Operação Carnaval ocorreu de 22 a 25 e foi realizada em locais de grande aglomeração de foliões. Educadores de trânsito realizaram abordagens de conscientização em bares, restaurantes e shows, além dos bloqueios educativos nas principais saídas da capital (GOs 020, 060, 070, 080). Equipes de fiscalização realizaram blitzes da Balada Responsável.
Segundo o gerente de fiscalização do Detran-GO, major Daniel Resende, a Operação Carnaval visou sensibilizar condutores para o respeito aos limites de velocidade e da não combinação de bebidas alcoólicas e direção, com objetivo de contribuir com a redução do número de acidentes.
O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro é autuado administrativamente. Paga multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. Quando o bafômetro acusar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.
Balanço Operação Carnaval (22 a 25)
Pessoas abordadas – 2.363
Veículos verificados – 2.363
Autuação Art. 165 – 58
Autuação Art. 165-A – 241 (Recusa do teste do bafômetro)
Flagrante Art. 306 – 4
Testes do bafômetro realizados – 2.119
Comunicação Setorial – Detran-GO.