A ação desenvolvida pela da Secretaria de Saúde do município através da equipe de agentes de Saúde e Endemias estão visitando as casas do município, verificando possíveis focos de proliferação dos transmissores de doenças, como Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na oportunidade os profissionais orientam a população da importância em manter o ambiente onde vivem limpo e saudável.
Para intensificar a ação de combate ao Aedes aegypti, o prefeito Pábio Mossoró ordenou que toda a equipe se empenhe, e deu exemplo; no último sábado (18), Pábio acompanhou de perto as atividades da Ação Cidade Limpa, realizada pelas secretarias de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Administração Regional, no bairro Céu Azul.
Durante todo o dia foram realizados servidos de limpeza, coleta de entulho e roçagem na entrada do bairro e também na praça central. Na ocasião ainda foram realizados serviços de limpeza de calçadas e vias públicas, carpina e roçagem, iluminação, tapa-buraco, retirada de entulhos e limpeza de bueiros.
O ação do Governo local deixou a região mais bonita e garantiu uma melhor qualidade de vida a população do distrito que tem a maior população da cidade, além de um comercio com movimento intenso.
Outro bairro que recebeu a atenção das equipes de limpeza foi o Marajó. A ação aconteceu na Unidade de Pronto atendimento (UPA) e mediações próximas a BR 040. Na ocasião Mossoró que acompanhou os trabalhos, teve oportunidade de conversar com a comunidade e orientou, “nós limpamos e contamos com a colaboração da população para manter. Todo morador pode e deve ser um vigilante contra o descarte inadequado de lixo, pois além de deixar a cidade com aspecto ruim, ainda abrimos portas para os transmissores de doenças”.
A campanha para manter a cidade limpa segue também no site oficial da prefeitura, onde alerta, “descarte o lixo em local adequado e não acumule no quintal ou em praças e terrenos baldios. Se você é dono de terreno vazio, deve colaborar com a conservação do lote. Segundo o Código de Posturas, Lei Complementar Nº 062, de 04 de julho de 2012, é obrigação do proprietário mantê-lo limpo e capinado, isento de quaisquer materiais, plantas e animais nocivos à coletividade. Quem não tem lote baldio pode colaborar simplesmente não jogando lixo doméstico, entulho, restos de poda, móveis e eletrodomésticos velhos em local inadequado. Se cada um fizer a sua parte a cidade toda sai ganhando”
.