O Monumento Ruy Barbosa foi inaugurado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) na última terça-feira, 5, durante uma ação comemorativa na sede do Judiciário baiano, localizada no Centro Administrativo.
O Monumento foi criado para marcar o 170º aniversário do jurista Ruy Barbosa e ficará disponível para visitação e interação no átrio do edifício-sede, onde também se encontra o Memorial dos Presidentes.
A programação também incluiu o lançamento da 2ª edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”. As ações também celebram os 70 anos do Fórum da capital, que faz uma homenagem a Águia de Haia.
Ainda em comemoração ao aniversário de Ruy Barbosa, Magistrados e Servidores do TJBA, além de diversas autoridades baianas, reuniram-se no Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, para acompanhar o descerramento de uma placa e aposição de coroa de flores na cripta do jurista, além de conheceram a linha do tempo que conta a história do homenageado.
A solenidade, que aconteceu na segunda-feira, 4, foi marcada também pelo lançamento do selo personalizado dos Correios e pela entrega da Medalha Comemorativa aos 410 anos do TJBA para a Academia de Letras da Bahia, Academia de Letras Jurídica da Bahia e Instituto dos Advogados da Bahia.