Poesia, história, gastronomia e natureza preservada. É assim a trilha que percorre cerca de 300 quilômetros no Caminho de Cora, passando por vários municípios e unidades de conservação. A Caravana do Empreendedor que está na terceira edição acontece no rastro da poesia de Cora Coralina e na última segunda-feira, dia 04, chegou à Corumbá, o ponto de partida da rota turística. A caravana acontece de segunda a quinta-feira, entre os dias 04 e 07 de novembro, e além de Corumbá estará também nos municípios de Cocalzinho, São Francisco, Jaraguá, Pirenópolis, Itaguari e Cidade de Goiás.
Em Jaraguá, a programação do segundo dia da Caravana, começou às 8h e prossegue até as 21h30, na sede da UEG, com palestras, rodada de negócios e cursos de capacitação sobre crédito assistido, desburocratização e simplificação para empresas, entre outros.
No balcão de atendimento da GoiásFomento, a microempresária Nilva Silva Barbosa conta que há 15 dias abriu as portas do seu Bar-restaurante, em sociedade com o marido e uma irmã, em um ponto alugado no centro de Jaraguá. “Sempre trabalhei na área de alimentação e sonhava ter meu próprio negócio. Estou feliz em dar o primeiro passo e quero crescer. Venho em busca de crédito para equipar a cozinha”. E ela pensa alto. “Sonho com a faculdade de gastronomia. Trabalho para chegar lá¨, diz. Nilva e o marido Gilvaldo Vicente estavam entre as dezenas de microempreendedores que receberam orientações para a aquisição de empréstimos com juros subsidiados.
Crédito especial
A GoiásFomento em parceria com a Goiás Turismo, vai disponibilizar linha de crédito especial para investimentos em infraestrutura turística na região do Caminho de Cora, e em todas as cidades terá balcão de atendimento com informações para o público e prospecção de negócios para futuros investidores. Além disso a agência de fomento profere palestras nas cidades, sobre as linhas de crédito que possui, com informações para o público presente acerca da forma de aquisição de empréstimos com juros subsidiados, decorrentes do programa Goiás Empreendedor. A GoiásFomento, segundo o presidente Rivael Aguiar, pretende injetar cerca de R$ 500 milhões nas empresas goianas e gerar 50 mil empregos nos próximos quatro anos.
Goiás Empreendedor
A Caravana do Empreendedor, faz parte do programa Goiás Empreendedor, idealizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que tem como titular da pasta Wilder Morais e visa promover o desenvolvimento do empreendedorismo por meio de linhas de financiamento com juros subsidiados e suporte técnico aos empresários. O programa conta com apoio dos parceiros, a exemplo da GoiásFomento, Goiás Turismo, Fecomércio, Sebrae, Sesi/Senai, IEL, Faeg, Senar e Banco do Brasil, além da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O governador Ronaldo Caiado pretende levar o programa para todo o Estado, atendendo quem deseja empreender e gerar empregos e renda. A Caravana do Empreendedor já esteve em Águas Lindas, região Entorno de Brasília e em Rio Verde, região Sudoeste.
Caminho de Cora
O Caminho de Cora, um projeto do Governo de Goiás, implantado pela Goiás Turismo, é um legado para a Cidade de Goiás, onde viveu a poetisa Cora Coralina, que empresta seu nome ao projeto. Segundo o Observatório do Turismo cerca de duas mil pessoas, de 19 estados, já percorreram o roteiro todo ou parte dele. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Caminho contará com pelo menos 50 paradas de apoio.
As cidades que compõem o trajeto são dotadas de alto valor histórico e cultural. Os amantes do ecoturismo vão passar por cidades históricas, povoados, várias igrejas, inúmeras cachoeiras e parques. A rota era utilizada por bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial.
Gerência de Comunicação GoiásFomento