A prefeita de Doverlândia, Zilda Rezende Araújo Machado (MDB), completa nesta terça-feira (10) dez dias de internação na UTI após cair de uma mula. O quadro de Zildinha, como é conhecida, ainda é grave, mas o filho dela, Amilcar Machado Júnior, se apega à fé e acredita que a mãe se recuperará do acidente.
“Nós acreditamos em um milagre de Deus. Os médicos fizeram o que tinha que ser feito. Ela é uma mulher forte e determinada e de um otimismo gigantesco. Com a oração de amigos, a gente tem fé de que vai evoluir bem”, disse.
Segundo boletim divulgado nesta manhã pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, onde está internada, Zildinha ainda respira com ajuda de aparelhos.
O filho dela, que também é secretário de Saúde do município, diz que ela deve passar por uma nova tomografia para avaliar a retirada da sedação. Ele diz que, há uma semana, foi descoberto um edema cerebral, mas que foi notada – ainda que pequena – uma evolução em seu quadro.
Prefeita de Doverlândia, Zilda Rezende, de 49 anos, está internada há dez dias — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
“Os médicos disseram que os exames clínicos dela mostraram uma leve melhor nos reflexos dela. Vamos aguardar para ver como será a nova avaliação”, pontua.
Ele, o pai e a irmã se revezam nas visitas para a política, que já passou por uma cirurgia na unidade de saúde.
Queda
O acidente com Zildinha aconteceu por volta das 11h do dia 31 de agosto. Na ocasião, Zilda participava da cavalgada de abertura da Festa da Queima do Alho, evento tradicional na cidade.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, animais que eram montados na cavalgada se assustaram com o barulho dos fogos de artifício. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra este momento. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra este momento (veja abaixo).
De acordo com a Polícia Militar, a prefeita bateu com a cabeça no asfalto, perdeu muito sangue e ficou inconsciente. O filho de Zilda, que também é secretário de Saúde, disse que chegou ao local minutos depois.
Zildinha recebeu os primeiros atendimentos os primeiros socorros no hospital público da cidade. Por causa da gravidade dos ferimentos, ela foi levada para Iporá, cidade vizinha, de onde foi transferida em um helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hugol, em Goiânia.