A semana no Distrito Federal e Entorno começou quente e seca. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de um céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca. As taxas de umidade variam entre 70% e 15%.
O clima também tende a esquentar. A mínima, de 16°C, foi registrada no início da manhã, enquanto a máxima pode chegar a 31°C, durante a tarde. “Essa semana a gente vai ter um tempo quente e seco. Na sexta-feira, a temperatura volta a cair e, consequentemente, a umidade aumenta, mas ainda continua seco”, afirma o meteorologista Mamedes Luiz Mello.
Quanto às chuvas, elas não devem aparecer tão cedo. Segundo Inmet, não há previsão de precipitações para os próximos dias. Já são quase 80 dias sem chuva.
Queimadas
No período de estiagem, é comum a ocorrência de incêndios em vegetação. Este ano, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 4 mil chamados para conter chamas em matas. Com 3.172 ocorrência até julho, 2019 já registra um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 2.465 chamados.