A Biblioteca Nacional de Brasília acaba de reabrir o Espaço Infantil. Localizada no térreo, a sala especial foi entregue revitalizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF à comunidade.
Ele estava desativada desde 2014 devido a problemas estruturais, como infiltração no teto, painéis de vidro sem película e cortinas com defeitos.
Funciona todos os dias, nos horários regulares de funcionamento da BNB, o Espaço Infantil é destinado ao atendimento do público infantil, grupos de escolas, creches e associações pedagógicas.
Para o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec, Cristian Brayner, a reabertura do Espaço Infantil é uma enorme conquista para o Distrito Federal. “A leitura infantil proporciona a capacidade de transformação e mobilidade social, mas para isso precisa se tornar um hábito. Investir na literatura para crianças é investir em cidadania”, completa.
A sala destinada aos pequenos é equipada com mesas para desenhar e pintar, espaço interativo para jogos e atividades educativas, além de centenas de livros e gibis, que compõem o acervo de aproximadamente 3 mil títulos que ficam no terceiro andar, também recentemente revitalizado.
A turista Teresa Elisa foi ao local com a filha Cecília, de 6 anos. Ela conta que veio do Rio Grande do Norte passar férias e logo encontrou a sinalização de um espaço com atividades infantis. “Sou muito preocupada em entreter minha filha com brincadeiras educativas, como leituras e desenhos. Acredito que Brasília se preocupa em oferecer atividades culturais para as crianças”, conta.
Para os fins de semana, será divulgada previamente pela Secec uma agenda cultural para os pequenos. A sala também dispõe de uma agenda para oficinas e atividades escolares que poderão ser reservadas pelo telefone 3325-6257 ou pelo e-mail gat.bnb@cultura.df.gov.br.