O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, lidera no próxima sexta-feira, dia 17, uma caminhada contra à exploração sexual de crianças e adolescentes. Fábio lembra que a ação começa às 8h da manhã, com concentração na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Sq. 17.
O prefeito faz questão de ressaltar a importância da participação popular no combate à qualquer tipo de violência. “Quem fica calado também é culpado”, destaca o chefe do Executivo municipal. “Nosso objetivo é trabalhar a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.”
No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.
A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.
O Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é comemorado anualmente em 18 de maio.