Após reunião entre governadores de todas as unidades da Federação e o ministro da Economia, Paulo Guedes, no Palácio do Buriti, o anfitrião do encontro, o chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), criticou Jair Bolsonaro (PSL). Disse que o presidente precisa ajustar o discurso. E ainda que “comemorar o 31 de março (data do golpe militar) não contribui com a pauta política”.
Ibaneis se referiu a uma orientação dada por Bolsonaro. Nessa segunda (25), o presidente disse para os quartéis comemorarem a “data histórica” do aniversário do dia 31 de março de 1964, quando o golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. “Colocar como comemoração o 31 de março, como se não tivesse havido uma revolução e partidos que sofreram com ela. Isso não contribui com a pauta política”, criticou Ibaneis.
O emedebista considera que o governo federal tem a questão econômica clara. “O que está faltando, a partir do presidente Bolsonaro, é definir a sua pauta política”, afirmou. Segundo Ibaneis, a condução política está sendo “maltratada”, na visão de todos os governadores. “Todos os governos querem união em torno da recuperação econômica do nosso país”, acrescentou.
As declarações foram dadas após mais de três horas de reunião entre o ministro da Economia e os governadores. De acordo com Ibaneis, durante o encontro, Paulo Guedes assumiu o compromisso de apresentar um plano de recuperação fiscal para os estados. – Metrópoles