Oferece comida boa e barata para todos. Assim trabalha o Restaurante Comunitário de Valparaíso de Goiás, onde mais de mil pessoas se alimentam todos os dias. O secretário de Governo da cidade, Plácido Cunha, frequentador do Ledão, chama o espaço de “Coração da Cidadania.”
Plácido justifica sua avaliação. “Com a barriga vazia a pessoa não tem animação para nada, nem mesmo para buscar um emprego. Cidadania plena se conquista, também, com a barriga cheia”, lembra Cunha, que nasceu no Piauí.
O auxiliar do prefeito Pábio ainda conta que o Ledão serve comida balanceada, com pratos diversificados. “Não apenas para a comunidade carente, mas para servidores, funcionários de empresas privadas, ou seja, a comunidade em geral.”
Receio
Recentemente o Governo do Estado fechou os dois restaurantes comunitários de Luziânia, um no centro da cidade e outro no distrito do Jardim do Ingá. A decisão deixou muitos moradores tristes. Plácido acredita que a realidade da unidade de Valparaíso é diferente da cidade vizinha.
“Em Valparaíso não pagamos aluguel e o povo adotou o Ledão como patrimônio do município. Acho que o governador não teria coragem de cortar um benefício importante para muitas famílias carentes do município”, ponderou Cunha, que ainda revela: “Gosto de tudo que é servido no Ledão, agora sou fã mesmo é da feijoada e do estrogonofe.”