O dia de festa no Novo Basquete Brasil (NBB) começou triste e de luto. O incêndio no alojamento das categorias de base do Flamengo ocorrido na madrugada desta sexta-feira (8/2) não foi sentido só no Rio de Janeiro, mas no país inteiro. Em Franca, onde ocorre o Jogo das Estrelas, jogadores de todos os clubes da liga barsileira de basquete prestaram solidariedade aos familiares e amigos das 10 vítimas e 3 feridos da catástrofe. Em luto, comissão técnica e atletas do Flamengo que estavam na cidade pauslista desistiram de participar do evento, que dura até sábado.
Após a notícia da tragédia, jogadores, técnico e dirigentes do clube carioca se reuniram em Franca e decidiram voltar para o Rio de Janeiro, em luto. A equipe ficou menos de 24 horas na cidade paulista. Ao todo, seis representantes do clube estavam no evento. Os pivôs Anderson Varejão e David Nesbitt, os alas Olivinha e Marquinhos, o armador Franco Balbi e o técnico Gustavo de Conti.
“Terrível. Acordei e vi no celular uma mensagem sobre o ocorrido. É um momento que familiares, amigos, e até nós mesmos possamos dar força e apoio para superar essa situação tão difícil. Infelizmente, uma catástrofe. Algo que nos deixa muito triste e agora é tentar, com o clube e todos, passa por cima disso”, comentou, com tristeza, Anderson Varejão, pivô do rubro negro e capitão do time do NBB Brasil.
Olivinha, outro jogador da Gávea que está presente em Franca para a disputa do desafio das estrelas, se mostrou emocionado ao comentar o acidente. “Não tem nem o que falar, acordar com uma notícia dessas é para acabar com o dia. Não só eu, mas todos do Flamengo e do Jogo das Estrelas estamos muito sentidos. É um momento que podemos passar uma mensagem de força e apoio aos familiares. Pedir a Deus para que eles se recuperem rápido dessa tragédia”, disse o ala.
Em nota, o Flamengo explicou que a retirada de seus representantes do Jogo das Estrelas de basquete foi decidida “em respeito às famílias do lamentável acidente no Centro de Treinamento George Helal” O clube informou ainda que todos retornam ao Rio de Janeiro entre esta sexta-feira e sábado.
O time carioca era o que contava com o maior número de participantes no Jogo das Estrelas 2019. Apesar da desistência, o NBB confirma a realização da programação completa do evento. A Liga Nacional de Basquete ainda não se pronunciou sobre a situação, mas publicou uma mensagem de força ao clube carioca e aos familiares das vítimas nas redes sociais. Nesta sexta-feira, ocorrem os desafios de bola de três pontos, enterradas e o interligas (NBB x La Liga argentina).