Início Diversidade Lacen agora é referência para análise de agrotóxicos em água

Lacen agora é referência para análise de agrotóxicos em água

0

 

Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), foi escolhido neste mês de janeiro, pelo Ministério da Saúde, para ser um dos quatro laboratórios de saúde pública do País a realizarem diagnóstico de agrotóxicos em água. O Lacen passa a integrar uma rede de laboratórios nacionais que realizam esse tipo de análise. Os outros laboratórios ficam em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

O Lacen-GO já é um dos três laboratórios de saúde pública nacionais que participam do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. Os resultados do PARA são um dos principais indicadores da qualidade dos alimentos adquiridos no mercado varejista e consumidos pela população brasileira.

“Por já termos recursos humanos capacitados e estrutura física fomos selecionados pelo Ministério da Saúde para fazer parte dessa nova rede que está sendo estruturada”, explica a coordenadora de produtos e ambiente do Lacen-GO, Marlúcia Catulio.

O treinamento dos servidores da SES-GO será em abril pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que é, até o momento, a instituição que realiza esse tipo de análise das amostras de Goiás para o Ministério da Saúde.

“A Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS estruturou os protocolos de análise e, agora, o Ministério da Saúde oferta para nós uma estrutura de manutenção e insumos para que possamos realizar esse diagnóstico”, explica o diretor geral do Lacen, Vinícius Lemes da Silva, acrescentando que a escolha da unidade de Goiás demonstrou o reconhecimento da capacidade do laboratório goiano.

Lacen
O Lacen é uma Unidade de Referência Estadual ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial. A unidade integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – Sislab. Como Laboratório de Referência Estadual coordena a Rede Estadual de Laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidades para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde.

Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.

Na área de produtos e ambiente do Lacen, mesma área onde serão realizadas as análises de agrotóxico em água, são feitas mensalmente 164.717 análises. Já na área de biologia médica, que realiza essencialmente análises de amostras humanas, são feitas, por mês, 152.681 análises.

Entre os exames realizados estão, na área de produtos e ambiente, análise microbiológica da água para consumo humano, de alimentos, cosméticos, saneantes e medicamentos apreendidos pela vigilância sanitária, de agrotóxicos em alimentos e de alimentos em surtos diarréicos (DTA), análise microscópica e físico-química de alimentos e análise de rotulagem.

Também há diagnósticos na área de biologia médica, entre eles, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, sarampo, rubéola, vírus respiratórios (como o Infuenza), chagas, leishmaniose, HIV, hepatites, tuberculose, fungos de interesse médico e bactérias.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

SEM COMENTÁRIOS