A Chapada Diamantina, uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia, registrou alta movimentação de turismo desde as festas de fim de ano, gerando 100% da ocupação hoteleira. Durante o mês de janeiro, o movimento ainda segue estabilizado em 75%. A região ainda registra um grande número de reservas para os meses de fevereiro e março, época de Carnaval.
A região, repleta de montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades de casario colonial, é ideal para o convívio com a natureza e a prática do ecoturismo. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Lençóis, Anselmo Macedo, o turismo na região aumentou em aproximadamente 15%, em comparação ao ano passado.
10 motivos para se apaixonar pela Chapada
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma enorme área de preservação de aproximadamente 1500 quilômetros quadrados.
Como Chegar à Chapada Diamantina
Há várias opções para quem deseja conhecer o local, uma delas, a mais segura, é procurar por um pacote de viagem para a Chapada Diamantina e se programar com as facilidades que se pode ter quando se contrata uma agência de turismo.
Mas há também a possibilidade de chegar de carro até o Parque partindo de Salvador ou Vitória da Conquista com destino às principais cidades do Parque: Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e vale do Capão.
A escolha do destino deve levar em conta os locais que deseja visitar dentro da Parque da Chapada Diamantina.
Quando visitar a Chapada Diamantina
Não existe uma época certa para visitar o local, já que nas épocas de chuva – novembro a janeiro – as cachoeiras ficam mais deslumbrantes, entre os meses de março e maio, o Parque ficará mais verde. Porém, na época de seca – de maio a setembro – as trilhas podem ficar mais fáceis de percorrer.
Agora, para quem deseja visitar o Poço encantado com suas águas azuladas é preciso programar sua viagem entre os meses de abril a setembro!
11 motivos para conhecer a Chapada Diamantina
Já sabemos que o local reserva muitas belezas naturais e paisagens deslumbrantes, quer saber um pouco mais? Confira abaixo os melhores lugares para visitar no Parque nacional da Chapada Diamantina
Cidade de Lençóis
A cidade é uma das portas de entrada da Chapada Diamantina e é a que tem o acesso mais facilitado pois fica próximo ao aeroporto e da rodovia.
A maioria dos passeios do Parque partem de Lençóis, o que acaba sendo o principal destino dos turistas que desejam conhecer melhor a Chapada Diamantina.
Há várias atividades na cidade e para quem gosta de vida noturna, também não faltam opções para se divertir!
Morro do Pai Inácio
O local é o principal cartão postal da Chapada Diamantina. O morro do Pai Inácio fica localizado próximo ao município de Lençóis e para subir até o cume, são 20 minutos de caminhada por uma trilha bem íngreme.
É indicado fazer a subida no fim da tarde, para contemplar o belíssimo pôr do sol, mas fique atento, a entrada é permitida até às 17 horas!
Gruta Torrinha
A gruta Torrinha é uma das grutas mais ricas do Brasil e fica localizada na região da cidade de Lençóis.
Para chegar até o local é muito tranquilo e a caminhada pode ser feita sem o acompanhamento de um guia, porém a circulação pelos percursos da gruta só podem ser feitos com o acompanhamento de um monitor local.
Quem vai conhecer a gruta precisa ter uma boa resistência, já que o percurso é cheio de obstáculos e a caminhada pode se tornar um pouco extenuante!
É possível observar as formações de estalactites e estalagmites e outras formações rochosas.
Gruta Lapa Doce
A gruta Lapa Doce é outra atração fantástica dentro do Parque. Para acessar o local é preciso fazer uma escalada íngreme e a visitação só pode ser feita com o acompanhamento de guia.
Gruta da Pratinha
Localizada na região da cidade de Lençóis, a Gruta da Pratinha pode ser acessada através de uma pequena trilha ou de uma tirolesa.
Praticando Snorkel é possível observar peixes e formações rochosas no túnel inundado!
Cachoeira Poço do Diabo
Outro belíssimo motivo para programar sua viagem para a Chapada Diamantina.
Na cachoeira é possível praticar rapel ou descer de tirolesa para aproveitar as águas do poço.
Para chegar até o local é percorrida uma pequena trilha, caminhada que dura aproximadamente 15 minutos.
Cachoeira dos Mosquitos
Para acessar o local é preciso caminhar 15 minutos desde o estacionamento. A cachoeira fica próxima à Serra das Paridas, local onde existem três sítios arqueológicos. Vale a pena aproveitar e conhecer a região.
Poço Azul
Localizado próximo à cidade de Andaraí, o poço possui águas cristalinas que brotam da caverna.
Poço Encantado
O poço Encantado fica localizado no interior de uma caverna. Suas águas são cristalinas e, quando iluminado pelos raios solares, ganha uma tonalidade azulada incrível.
O poço tem aproximadamente 110 metros de comprimento e 70 metros de largura. Não é permitido o banho no local!
Cachoeira da Fumaça
Uma paisagem incrível se forma com a queda d’água. A caminhada até o alto da cachoeira dura aproximadamente 2 horas e é indicada para quem tem um bom preparo físico, pois o terreno é irregular, com uma intensa subida.
A cachoeira tem 340 metros de queda e é considerada a segunda maior cachoeira do Brasil e é um dos principais cartões postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Vale do Capão
Para conhecer o Vale do Capão existe uma famosa trilha que parte da cidade de Lençóis.
São 24 quilômetros de caminhada com 7 horas de duração.
Apesar da intensidade e duração, as belíssimas paisagens fazem a caminhada valer a pena!
Viagem para a Chapada Diamantina
Para você que quer conhecer o local, confira esse pacote de viagem para a Chapada Diamantina e aproveite para conhecer mais maravilhas dessa região!